elefante branco

Obra do Centro de Eventos está paralisada e prazo de conclusão é descumprido novamente

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Felipe Backes (Diário)
Visão interna do segundo andar do Centro de Eventos

A obra da 4ª etapa do Centro de Eventos está paralisada. O prazo contratual firmado pela prefeitura com a Bragagnolo Construção Civil Ltda terminou na segunda-feira e, conforme a prefeitura, tramita na Caixa Econômica Federal um pedido de acréscimo de prazo e de serviços para a continuidade dos trabalhos. Conforme a prefeitura. a solicitação de aditivo se deve a serviços que precisam ser realizados e que não estavam previstos no projeto e a necessidade de reequilíbrio financeiro, pois materiais, como ferro, cobre e aço sofreram reajuste de preço por conta da pandemia.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Aspecto externo da obra

Na segunda-feira pela manhã, três funcionários trabalhavam na recolocação de tapumes arrancados pelo vento no final de semana. No mais, imperava o silêncio na obra de cerca de 16,7 mil metros quadrados ao lado da Avenida Borges de Medeiros, quase na esquina com a Avenida Presidente Vargas. Com a pista de caminhada fechada desde janeiro do ano passado para o término da construção, não há movimento no local.

A 4ª etapa tem um valor investido pelos cofres públicos de quase R$ 2,7 milhões. A obra, a cargo da empresa de Erechim, começou em 28 de janeiro de 2020 e tinha prazo inicial de conclusão de 10 meses, que não foi cumprido. Em dezembro, o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio Gomes, informou que a etapa estava 80% concluída. Em abril deste ano, a prefeitura disse que a 4ª etapa seria concluída em junho, o que novamente atrasou.

E essa não é última etapa. Haverá ainda uma quinta, com investimento estimado cerca de quatro vezes maior: R$ 11,7 milhões. Nesta última etapa, sem previsão de início, será trabalhada a parte urbanística e os acabamentos da obra, como pinturas, iluminações, equipamentos, escadas, banheiros, revestimentos, entre outros acabamentos necessários para a finalização do prédio.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Felipe Backes (Diário)

Entretanto, a 4ª etapa é considerada mais importante. Conforme a prefeitura, ao término dessa etapa já estará garantida a funcionalidade e a acessibilidade do espaço.

Nesta fase, estão previstas a execução de escada interna em concreto armado; a construção de paredes em alvenaria e revestimento; a instalação de esquadrias, grades de ferro, portas corta-fogo, portas em aço, janelas em alumínio e vidros; as instalações elétricas, bem como calhas, tubulações, fiação, disjuntores, luminárias e aparelhos; a implantação de duas rampas de acesso em concreto armado; a execução de instalações hidráulicas e sanitárias e a construção de subestação de energia elétricas.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Felipe Backes (Diário)

A construção do Centro de Eventos começou em 2007 e foi paralisada em 2013. Desde então, o prédio inacabado tornou-se um elefante branco no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Em janeiro do ano passado, os trabalhos foram retomados.

Por conta do imbróglio, a prefeitura não estabelece um novo prazo para conclusão da etapa.





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem a tarde mais fria de junho dos últimos 60 anos

Próximo

Caixa paga nesta terça auxílio emergencial a nascidos em outubro

Geral